Resenha: A Contrapartida, de Uranio Bonoldi


Oi oi gente!!

A resenha de hoje é de um thriller nacional que vai te deixar maravilhada, com personagens fortes que o autor criou e envolveu. E não posso deixar de mencionar que essa capa reflete muito a história do personagem principal.


Autor: Uranio Bonoldi
Paginas: 336
Ano: 2019
Editora: Valentina
Onde encontrar: Amazon
"O que poucas pessoas têm em mente é que Cultura, no sentido mais amplo da palavra, não se restringe apenas ao entretenimento. O objetivo maior e primeiro da Cultura é nos transformar em pessoas melhores, agregando novos conhecimentos e percepções sobre nós mesmos, os outros e o entorno em que vivemos – é isso que A Contrapartida faz. A sua leitura nos proporciona uma série de profundas e valiosas reflexões sem, contudo, deixar o entretenimento e o suspense de lado. Com relação ao suspense, gostaria de fazer uma breve analogia com o mundo do cinema para ser mais claro em minha exposição. Um bom thriller é aquele que nos causa ansiedade para ver a próxima cena e nele os acontecimentos não são óbvios e declarados. Enfim, é o que aconteceu comigo quando li A Contrapartida – eu queria saber o que estava para acontecer na próxima página, de modo a poder ligar os fatos apresentados no livro e ter as respostas às perguntas que a leitura indiretamente me fazia. Inevitavelmente, a leitura do livro me remeteu à Hollywood. Quando nos referimos a thrillers, logo vem à mente o nome de Alfred Hitchcock, cuja genialidade se encontrava em entender profundamente a psiquê do ser humano e em criar um estado emocional tão intenso no público, que seus filmes se transformavam imediatamente em sucesso. Essa mesma genialidade foi reproduzida aqui neste livro. O autor conseguiu criar caminhos mentais de condução de nós, leitores, em um mundo imaginativo de suspense e mistério dignos de um grande blockbuster.” Lion Andreassa – produtor e diretor de cinema da Lumix Art Films
Em A Contrapartida vamos conhecer Tavinho, um jovem bonito, inteligente e cirurgião que mesmo com 26 anos é muito bem sucedido e requisitado na sua área de atuação. 
Porém, o que mais vai chamar a nossa atenção é o que ele fez Tavinho ser tão bom, sendo que ele sofria serias dificuldades para prestar atenção nos assuntos da escola quando era mais novo, e para resolver o seu problema ele fez o que ninguém poderia imaginar...

Iaúna além de amiga de Cristina (mão de Tavinho), também deve muito a amiga por ajudá-la no momento mais difícil da sua vida quando era jovem. Iaúna é uma índia que foi erradicada da amazônia, pois estava tendo um ataque a sua tribo e ela é uma das únicas sobreviventes.
Cristina estava a trabalho na Amazônia em meados de 2004, e naquela época acabou ajudando Iaúna a vir para São Paulo onde acabou se estabelecendo e vivendo desde então.

Quando Iaúna viu que Tavinho estava com dificuldades para aprender e precisava realmente de ajuda, já que ele queria ser um Cirurgião de sucesso. Após a morte do pai, Tavinho e sua mãe estavam devastados e precisavam de algo para fazer ter esperancas ou se orgulhar.
Foi aí que Iaúna conta que na sua tribo existia uma bebida que dava inteligencia e sabedoria a quem bebesse. Mas o preço que se pagava para ter essa sabedoria era caro. Assim que Tavinho soube acabou aceitando os riscos e todos os custos que viriam com o tempo.

A bebida que Tavinho tomou, fez efeito e como podemos ver ele se tornou famoso na sua área de atuação na medicina. Mas como o tempo do elixir é um pouco curto ele tem que ficar bebendo mais vezes do que ele pensava. O que mais assusta é que um dos ingredientes é a vida de uma pessoa. Por ser muito criança naquela época ele ainda não tinha noção do que realmente estava fazendo, mas agora com 26 anos sabe que a vida é feita de escolhas. E que nada é por acaso.

Com a narrativa em terceira pessoa envolvente, viciante e instigante, vamos conhecer o passado de Octávio Albuquerque (Tavinho), da sua mãe Cristina, da Iaúna e dos seus segredos, e claro, a morte do seu pai e como tudo acabou afetando ele e sua mãe.

A Contrapartida é um livro forte, com uma escrita que bera a perfeição. Com personagens bem desenvolvidos e únicos. Com bastante suspense, um um leve romance que acaba fazendo o livro se tornar mais real. O livro é ambientado aqui no Brasil, e isso é ótimo, pois acaba te levando pra lugares que alguns já conhecem ou querem conhecer.

Autor:

Uranio Bonoldi atua como palestrante e consultor em processos de tomada de decisão, estratégia empresarial e governança corporativa. Trabalhou por mais de 30 anos como diretor e presidente em grandes empresas. No colégio, foi educado no método Waldorf. Graduou-se e pós-graduou-se em administração de empresas pela FGV-SP. Mora em São Paulo com sua esposa e é pai de dois filhos. Leitor eclético, gosta de livros de ficção e não ficção como os livros dos autores Stephen King, filósofos contemporâneos como James Hollis, livros de gestão, dentre outros. A Contrapartida é seu livro de estreia.

Espero que tenham gostado da resenha e me contem nos comentários o que acharam da história.

Beijoss, e até a próxima!!

6 comentários:

  1. Caramba, Alice...
    Já tinha visto esse livro por aí, mas não tinha ideia que ele tinha essa trama tão sinistra!!! Tudo bem que ele tem uma capa forte, mas não achei que o livro seria assim, cheio de mistérios e com esse toque de cultura indígena. Achei a sacada do autor genial e estou bem curiosa para saber o que acontece!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  2. Olá! Apesar de ser muito feio isso, eu confesso que muitas resenhas negativas que eu li sobre esse livro me fizeram desistir da leitura sem mesmo antes começar. Apesar de reconhecer que há vários elementos que prometem ser atrativos e dar velocidade pra narrativa, eu não chego a me interessar. Mas obrigada pela resenha!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? O que mais gosto em livros assim são as reflexões que eles trazem. É interessante pensar que muitos consideram a leitura um passatempo ou forma de se divertir. Mas alguns têm o poder de nos fazer mudar o pensamento, mudar de atitude e até ver o mundo a nossa volta de um jeito completamente diferente. As vezes nem precisa ser livro de autoajuda ou desenvolvimento pessoal. Livros sobre superação, amor ao próximo ou empatia nos torna pessoas melhores. Gostei bastante da sua resenha e fiquei curiosa pela leitura. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Eu já tinha visto essa capa, mas é a primeira resenha que leio dele. Estava pensando se a capa tem alguma coisa referente a história. Fiquei curiosa sobre Tavinho e o elixir da inteligência, mais eu acho que não vou querer saber dos efeitos colaterais kkk. Parabéns pela resenha, aguçou minha curiosidade em saber mais da trama, obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  5. Olá!!!
    Mulher que livro e enredo é esse. Fiquei já pirando com a história e é porque não gosto muito de histórias do gênero.
    Realmente é um thriller, porque quando as escolhas são feitas agora é por ele adulto.
    Meu pai que livro é esse!!!
    Adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Parece ser realmente uma leitura forte, ainda não tinha lido nenhuma resenha da obra, e adorei saber o que encontrar na leitura. Fiquei muito empolgada para conferir o livro. E essa capa está bem chocante.
    beijos

    ResponderExcluir



O cheiro de livros me dá as boas-vindas imediatamente e eu me sinto em casa. Pode me chamar de Alice, tenho 22 anos (com carinha de 15). Aqui você vai encontrar de tudo um pouco, porque sou uma estudante de publicidade eclética e hiperativa de 6h às 18h.





Colaborador


Busca

Facebook

Seguidores

Arquivos

Populares

Editoras Parceiras 2019

Tecnologia do Blogger.