Resenha : O caminho das flores da Tâmara Aldulhamid


GÊNERO: Ficção; prosa poética  |   ANO: 2014   |   PÁGINAS:  96  |   EDITORA: Penalux    |   ONDE ENCONTRAR: Loja 

Meu jasmineiro brota branco. Grande. Pronto. Como se não tivesse perdido tudo, como se suas pétalas nunca tivessem sido maltratadas pela aridez, como se seus pés não tivessem secado. Como se toda primavera fosse hoje. Fosse sempre. Assim o amo. Por isso o cultivo. Por essa habilidade de ser machucado e jamais matado. Por sua habilidade de voltar mais vivo, de se guardar por dentro. De ser ferido e não amargurado. De ser buquê à primavera e, diariamente, grato ao inverno. Grato a tudo o que lhe foi seco para que, hoje, ele fosse mais alvo.
O caminho das flores é um livro com texto poéticos onde a autora Tâmara descreve seus sentimentos, suas emoções, sua visão e sua alma diante de vários assuntos e passagens da vida.  

Na poesia é onde ela encontra si mesma, seu refúgio, sua maneira de descrever o que precisa, o que deve ser dito, não ira escrever sobre um assunto e o debater, e sim explorar como nosso coração, nossas sensações, se comportam, criando várias metáforas que ''levam'' o leitor á vários lugares do mundo. Mesmo sem ter passado por aquilo, a situação é visualizada com perfeição.

Os textos não precisam ser lidos com pressa, tenha paciência e absorva cada palavra, cada ensinamento, o livro é mesmo como um caminho de flores, onde você precisa prestar muita atenção para entender sua total beleza e significado. Recheado de frases lindas e inspiradoras, e emoções que nem mesmo o leitor saberia relacionar com tanta maestria.
''Vou recolher os meus pedaços, ajuntá-los em frangalhos e dividi-los por aí. Quem quiser que os agarre, agora sou apenas a metade do resto que estou a construir.''
Tâmara (d)escreve sobre o amor, sobre o desapego, carinho, solidão, encontros e desencontros que a vida lhe trouxe, e recita sobre si mesma de maneira delicada, humilde, sincera, sem se esnobar ou nos informar sobre ela, simplesmente conseguimos perceber sua personalidade por suas palavras escolhidas, estórias contadas e sorrisos que distribui pelo mundo. 


O livro é lindo, a capa remete ao conteúdo, o título faz jus ao conteúdo, não encontrei erros de revisão. As prosas são curtas e podem ser lidas rapidamente, não serão textos complexos, e sim que conseguiremos entender e compreender facilmente. Uma lição de vida, sobre valores, sobre felicidade, sobre nosso lugar no mundo.
''Acordarei com você em uma de minhas páginas. E virarei''
Tâmara começou a descrever com o corpo e terminou com a alma, um livro com um valor sentimental, que tive o prazer de ler para encerrar o ano de 2016 e começar 2017 com o pé direito. Indico muito, ótima para tirar você da ressaca literária. O texto que mais gostei foi o que ela descreveu sobre sua mãe, é mágica sua maneira de descrever essa relação tão forte.


O cheiro de livros me dá as boas-vindas imediatamente e eu me sinto em casa. Pode me chamar de Alice, tenho 22 anos (com carinha de 15). Aqui você vai encontrar de tudo um pouco, porque sou uma estudante de publicidade eclética e hiperativa de 6h às 18h.





Colaborador


Busca

Facebook

Seguidores

Arquivos

Populares

Editoras Parceiras 2019

Tecnologia do Blogger.