Resenha: O Clube dos Youtubers, do Filipe Vilicic


Como ícones rebeldes construíram o maior fenômeno da internet e se tornaram os principais influenciadores da juventude brasileira.

Oi oi gente!!

A resenha de hoje é do lançamento do livro que traz relatos das celebridades das redes sociais do momento, os Youtubers. Nessa obra você vai encontrar de forma clara como cada youtuber enfrentou a sua fama repentina, e como eles fazem para não se esquecerem que em qualquer momento tudo pode sim, acabar...
Posso acordar amanhã e terem enjoado de mim [...] O que aconteceu comigo foi sorte. – Whinderson Nunes.

Autor: Filipe Vilicic
Páginas: 240
Editora: Gutenberg
Ano: 2019
Onde encontrar: Skoob  |  Amazon
Como jovens – e alguns adultos – rebeldes, incomodados com suas vidas, criaram o maior fenômeno da internet? Nos últimos 10 anos, os youtubers se ergueram como os mais importantes e relevantes influenciadores da juventude brasileira. Felipe Neto, Kéfera, Whindersson Nunes, Julio Cocielo, Gregório Duvivier, Fábio Porchat, Kibe, Mandy Candy, Liniker, KondZilla, Henrytado, RezendeEvil, Marco Túlio (o Authentic Games), Cauê Moura e tantos outros se transformaram em ícones ao conquistar milhões de seguidores – e bilhões de views. De lá para cá, tornaram-se celebridades multimilionárias que mal conseguem sair de suas casas sem serem abordadas por dezenas de fãs.
Ao longo de 4 anos de pesquisa, o autor Filipe Vilicic entrevistou mais de cem desses ídolos, além de seus agentes, amigos, familiares, fãs e tantos outros que formam esse universo que os rodeia. Assim, não só conta em detalhes a saga das grandes referências do meio, mas também explica como se construiu uma potência que tomou o mundo e, especialmente, o Brasil – segundo maior mercado do YouTube e onde a plataforma tem mais influência no comportamento, na cultura e na formação dos jovens.
Fãs de youtubers encontrarão ainda uma série de revelações incríveis sobre seus ídolos, em um texto que retoma casos emblemáticos que serviram de impulso para a fama e a riqueza dessas figuras. Além disso, a obra mostra o dia a dia dos influenciadores digitais: eles estão felizes com tudo que conquistaram? Por que a depressão é um mal que acometeu tantos deles? Por que são rebeldes?
Há ainda dezenas de histórias exclusivas: os conflitos da trupe do Porta dos Fundos com políticos do mais alto calibre; a briga e a conciliação de Felipe Neto com Felipe Castanhari (e o que tudo isso tem a ver com o cenário recente da política nacional); a impressionante trajetória de Whindersson Nunes, que foi de ajudante de garçom a maior youtuber nacional; o caso de mulheres como Maddu Magalhães, Lully e Natalia Kreuser, que encaram com firmeza o ambiente machista da internet; a genialidade dos empreendedores que criaram a Galinha Pintadinha; os segredos de bastidores do próprio YouTube – incluindo a fórmula do sucesso para se tornar um famoso da internet; e muito mais. Este livro vai atrair tanto os fãs quanto aqueles que ainda tentam compreender o tsunami de youtubers que inundou nossas vidas nesta era ultraconectada.
Em O Clube dos Youtubers o autor vai abordar assuntos delicados, polêmicas, tretas e outros que todos já devem ter ouvido rodando nas redes sociais e sites de pesquisas: Como vivem os Youtubers? Ganham fortunas? Frequentam as festas mais badaladas? Usam Drogas? Vida de Youtuber é fácil?


Enfim, se te perguntassem o significado da palavra "youtuber", o que você diria? Talvez, melhor que uma simples explicação rápida (um fulano qualquer que publica vídeos no Youtube), que pudesse definir fielmente o verdadeiro sentido da palavra.. Como a que se seguirá.

Os youtubers podem ser divididos entre os nanicos (com até 100 mil fãs), os menores (perto de 500 mil), os médios (próximos de 1 milhão) e os gigantes (seguidos por milhõesss). Kefera Buchmann, no momento com mais de 11 milhões em seu canal e redes sociais, estava enter os pouquíssimos a representar o último grupo. Isso lhe garantia assessores, amizades famosas, uma agencia para lhe dar suporte. Contudo, o que não está incluso a todo esse combo de quem tem milhõesss de seguidores é uma garantia da sanidade mental.
"Talvez eu fique famoso assim por mais cinco ou seis anos. Então o plano é juntar muito dinheiro nesse tempo para sossegar a cabeça."
Os capítulos são divididos em quatro seções, que tem subcapítulos referente ao assunto de cada parte. Ou seja, é mais recomendado ler em sequencia para não se perder. Com ilustrações no inicio de capa capitulo e informações atualizadas no rodapé da página.


O livro é apenas de relatos, um estilo mais biográfico. Quando eu comecei a ler, pensei que seria sobre pessoas fúteis, e que não seria uma obra que acrescentaria em nada na minha vida. Mas após alguns capítulos percebi que se tratava de um livro de superação, objetivos alcançados (com muito esforço e trabalho duro) e que o lema é mesmo que nada de certo, que alguns digam que você não nasceu pra isso e está nadando contra a maré... você consegue.
Pra alguns é sorte, pra outros é trabalho, trabalho e amor!

"Internet é assim mesmo. Tem uns que falam que você é a pior pessoa do mundo, outros que é a melhor. Uns se apaixonam por você, outros te odeiam. Faz parte do jogo."

Não importa o que dizem, todos começam do começo. E esses youtubers, começaram de baixo como todos nós. O diferencial é que mesmo tendo pessoas julgando tudo o que fazem, só porque vê a vida deles pelas redes sociais, eles percebem que tem outras que amam eles e estão apoiando eles em tudo.

Super recomendo o livro para você que deseja saber mais sobre os youtubers mais famosos do Brasil. O autor passou alguns anos pesquisando e entrevistando os protagonistas da obra, e posso te dizer com toda certeza que você não vai se arrepender.


Mesmo na era do YOUTUBE, INSTAGRAM FACEBOOK e GOOGLE, as pessoas se repetem. Em suas reações, em seus pensamentos. Esse elemento tão humano, demasiadamente humano, não muda com virais, memes, posts e selfies.

Espero que tenham gostado da resenha e da minha opinião sincera do livro. Se você quiser comprar o livro, saiba que se clicar na capa do livro lá em cima, você já é redirecionado para o site da Amazon e me ajuda com uma pequena contribuição.

Beijoss e até a próxima!!

6 comentários:

  1. Oiiii,


    Eu não sou muito de ler livros do tipo, sou das que não leria uma biografia nem do ídolo. Achei interessante a pegada, mas fiquei com a impressão de que é um livro de fofoca sobre celebridades da internet kkkkkkk achei bem legal mostrar de onde os youtubers começaram e tal, mas realmente não é uma obra que eu leria.

    Beijinhos...
    http://www.equipenerd.com.br

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante e fiquei bem curioso para saber dessa obra. Anotei sua dica, pois fico realmente pensando como seria a vida de um youtuber. Espero gostar da leitura.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente, este é um tipo de livro que muito provavelmente não irei ler. Admiro muito os youtubers por tudo o que superaram, por não terem desistido, por terem criado seu próprio espaço de trabalho e alcançado o sucesso, mesmo contra a maré. Mas com tantos livros na lista de futuras leituras e pouco tempo, não tenho como parar para ler esse livro. E fico me perguntando por que ao falar de youtubers o autor nem se preocupou em falar dos youtubers que se dedicam ao universo literário, influenciado milhares de leitores pelo mundo. Seria importante falar deles, dos nossos booktubers.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Fiquei curiosa com esse livro, não assisto muito, pois sou de ler muito, então não conheço quase ninguém desse meio. A proposta é interessante mostrar que nada é fácil, e contar um pouco da vida de alguns Youtubers, obrigado pela dica, parabéns pela resenha. Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Por mais interessante que eu tenha achado e por mais visualmente atraente que o livro seja, dificilmente prenderia a minha atenção, sem preconceitos só não é meu tipo de leitura. De qualquer forma eu achei bem interessante e para quem curte livros de não ficção parece ser uma boa pedida.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Também não sou muito de livro de youtubers, mas esse parece ser interessante. Não acompanho grandes youtubers, mas admiro muito o lado empreendedor deles, o foco e a capacidade de se autopromover.

    ResponderExcluir



O cheiro de livros me dá as boas-vindas imediatamente e eu me sinto em casa. Pode me chamar de Alice, tenho 22 anos (com carinha de 15). Aqui você vai encontrar de tudo um pouco, porque sou uma estudante de publicidade eclética e hiperativa de 6h às 18h.





Colaborador


Busca

Facebook

Seguidores

Arquivos

Populares

Editoras Parceiras 2019

Tecnologia do Blogger.