O que Fazer e Não Fazer, em uma apresentação

por - outubro 07, 2018

Foto: Tumblr

Oi oi gente!!

O post de hoje é para quem está na escola ou faculdade, e precisa de umas dicas de como fazer uma boa apresentação. Essa dica eu encontrei no Elle Learns (lá no Tumblr) e achei tão legal e simples, a forma omo ela explica que acabei trazendo pra cá.

NÃO: Tenha uma abertura ruim. Não comece com: "Olá, meu nome é [NOME] e vou discutir [TEMA]". Sua abertura deve ter uma estrutura semelhante a uma introdução em um artigo. O que significa que você deve ter contexto, uma mensagem principal e uma prévia. Sua abertura é a primeira parte da sua apresentação, por isso, prenda a atenção do público desde o início.

FAZER: Prepare-se antecipadamente. Permita-se tempo suficiente para preparar suas apresentações, assim como seus recursos visuais. Por favor, não tente fazer apresentações em dois dias ou improvisar. Seu professor pode dizer a diferença entre uma apresentação bem pensada e algo que você misturou no último minuto.

NÃO: Coloque muita informação nos seus slides. Seus colegas de turma acabarão lendo os slides em vez de realmente ouvir e seu professor não ficará impressionado. Opte por uma pequena quantidade de informação usando uma estrutura de ponto de bala.

FAZER: Seja lógico. Sua apresentação deve ter um início, meio e fim claros. Evite ter tópicos por todo o lado.

NÃO: leia sua apresentação. De acordo com uma pesquisa da AMA, esse é o mais irritante hábito de apresentação e eu entendo o porquê. Você parece não profissional e o público não tem motivos para continuar ouvindo, porque eles podem ler o slide. Para evitar isso, como mencionei no segundo ponto, mantenha seus slides mínimos. Você também deve ter flashcards ou anotações do orador, mas eles não devem estar sobrecarregados com informações ou você os lerá.

FAZER: Seja criativo. Ninguém gosta de uma apresentação chata, então não tenha medo de adicionar um pouco de talento à sua apresentação. Um pouco de criatividade tornará sua apresentação mais agradável e, se for agradável, seu público entenderá melhor a mensagem de sua apresentação.

NÃO: Faça escolhas terríveis de fontes. Você deve usar um tipo de letra limpo. Ao contrário da crença popular, as fontes serif são tão boas quanto as fontes sem serifa em termos de legibilidade. Apenas certifique-se que a fonte que você usa é fácil de ler, até mesmo seus cabeçalhos. Você também quer que seus tamanhos de fonte sejam grandes o suficiente. Portanto, evite textos menores que 18px.

FAZER: Esteja atento à sua linguagem corporal. Evite cruzar os braços, mexendo-se e colocando as mãos nos bolsos. Faça contato visual com o público em vez de constantemente olhando para a tela e apenas relaxe. Seu público pode perceber se você está nervoso. Não existe uma cura para o nervosismo para aqueles que têm problemas em falar em público. Apenas pratique muito. Se você conhece muito bem sua apresentação, fica mais confiante em apresentá-la.

NÃO: Tenha pouca energia. Mesmo se você estiver apresentando sobre um tópico que não lhe interessa, é melhor você falar como se fosse sua paixão. Demonstrar entusiasmo e interesse ativo tornará sua apresentação muito melhor. Se você fala com uma voz monótona e tem uma expressão facial sem graça, sua nota será prejudicada.

FAZER: Termine com um estrondo. Resuma resumidamente sua apresentação, redigite sua mensagem e termine de uma forma que faça com que seu público reflita e pense sobre o seu tópico. Esta é a hora de ser elegante e fazer uma impressão final duradoura.

Então é isso gente, espero que tenham gostado das dicas. E se quiser mais post sobre Aleatoriedades e Dicas, é só comentar.

Beijoss, e até a próxima!

PODE SER QUE VOCÊ TAMBÉM GOSTE:

1 Comments

  1. Adorei! Ano que vem terei que apresentar o meu TCC e confesso que estou bastante nervosa... O post ajuda muito, obrigada =D

    ResponderExcluir