6 Filmes que vão dar um UP nos seus estudos

Oi oi gente!!

Sim, ainda estou sumida por causa dos estudos. Mas como a vida não para, e eu tenho que trazer posts legais para vocês. Decidi selecionar 7 filmes que eu assisti e me ajudaram com o desanimo que bateu durante o mês de Julho. Espero que gostem...

Primeiro aluno da classe (2008)


Este é um filme emocionante e muito tocante que tem como tema principal a superação em relação aos estudos. O filme conta a história de um menino que desde os 6 anos de idade sofre na escola por causa da síndrome que ele sofre, a Síndrome deTourette. A síndrome de Tourette é causada por uma desordem química no cérebro que leva a pessoa a ter comportamentos estranhos como tiques, movimentos involuntário (espamos) e vocalização que ocorre repentinamente, geralmente um xingamento. O menino Brad Cohen sofre com esta doença desde a infância e especialmente no colégio sofre dificuldades por causa de sua síndrome. Ele sofre o preconceito até mesmo de seu pai em relação à sua doença. Mas isto não o impede de batalhar e conquistar seu espaço, mostrando um superação imensa quando o assunto é estudo.

Vale a pena assistir para dar aquele ânimo se você está desanimado...



Mãos talentosas: a história de Ben Carson (2009)


Um filme essencial para vocês estudantes candidatos ao curso de Medicina. Este filme retrata a história de vida do neurocirurgião norte-americano Benjamin Carson (interpretado por Cuba Gooding Jr.), o primeiro médico a realizar a separação de gêmeos siameses craniópagos, salvando a vida de dois bebês recém nascidos. Ben Carson nasceu em uma família pobre de Detroit. Seu pai abandonou a família logo cedo e sua mãe acabou assumindo o papel de pai e mãe ao mesmo tempo. Quando criança, Ben achava que era naturalmente burro e que nunca conseguiria ser alguém na vida. Mas sua mãe sempre o incentivou a estudar e se esforar para chegar ao seu sonho, o de ser um médico para salvar vidas. A mãe de Ben era uma batalhadora, apesar de analfabeta, ela queria que seus filhos não tivessem o mesmo destino cruel que ela sofria. Quando começou a trabalhar como empregada na casa de um professor universitário, ela percebeu que o segredo do sucesso estava na leitura e fez de tudo para que os garotos se interessasem pelos estudos, chegando a impedir que eles assistem televisão, por exemplo. O filme também mostra a luta de Ben contra o preconceito, afinal, por causa de sua origem pobre e também por causa de sua cor de pele, ele era muito discriminado na escola, nafaculdade e também no emprego. Mas isto não impediu que sua história de sucesso fosse abalada. Enfrentando com tenacidade e muito inteligência estes problemas, Benjamin Carson acabou se tornando um dos médicos mais respeitados do mundo e sua história correu o mundo através deste filme sensível e inspirador.

Quase Deuses (2004)


Bom, antes de falar sobre o filme. Quero comentar se só pude conhecer ele, porque encontrei meu pai assistindo ele e comentando dizendo o tempo todo como o filme é incrível. Quase Deuses é um filme baseado na história real de Vivien Thomas (interpretado por Mos Def), um jovem negro muito habilidoso nos trabalhos manuais que sonha em se tornar médico. Durante a década de 20, Vivien economiza dinheiro para poder realizar seu sonho e pagar a faculdade de Medicina, porém, com a crise da Bolsa de Nova Iorque, em 1929, ele acaba por perder todo seu dinheiro, devido à falência dos bancos e também a demissão no emprego. Neste período ele conhece o Dr. Alfred Blalock, um grande médico-pesquisador de técnicas cirúrgicas. Alfred vê em Vivien um dom e, contra todo o preconceito da sociedade na época, opera para que o jovem trabalhe como seu assistente no laboratório da conceituada Universidade-hospital John Hopkins, nos Estados Unidos. Mesmo sem ser médico de formação por causa dos problemas econômicos e sociais, Vivien desenvolve com Alfred a primeira técnica de operação cardíaca do mundo. Antes deles, os médicos tinham medo de realizar cirurgias cardíacas, porque sempre levavam os pacientes ao óbito. Excelente filme para inspirar vocês, aspirantes ao curso de Medicina.

E a vida continua... (1993)

O filme desta semana conta história do surgimento da AIDS, mostrando o lado dos cientistas e médicos que estavam pesquisando sobre o vírus HIV e buscando soluções para acabar com o contágio, além do estigma de que era uma doença de homossexuais. O filme aborda de forma muito interessante questões de saúde pública, como e quais as soluções do governo para resolver o problema do contagio. Também é interessante a briga de egos entre pesquisadores sobre quem descobriu o vírus. Neste filme estão vários atores famosos que participaram do projeto sem ganhar para interpretar os papéis. A renda foi toda revertida para programas e projetos de apoio à portadores do vírus.

O Presente (2006)

Chega o meio do ano e quem está na pegada dos estudos não pode desanimar.Exemplos de motivação ou mesmo mudança de atitudes são muito bons nesta época. O filme que apresento pra vocês neste mês é sobre isso. O personagem principal desta história é Jason, que acaba de perder o seu avô bilionário. Jason acreditava que não receberia nada de seu avô, já que eles não tinham uma boa relação. Porém, ele é surpreendido com uma carta escrita pelo avô antes de morrer com 12 tarefas para serem feitas e se completadas dariam a Jason o maior de todos os presentes que ele poderia dar. Aproveite um final de semana, prepara a pipoca e assista este filme para se inspirar.

Whiplash – Em busca da perfeição (2014)


Epa! Mas este não é um filme que fala sobre medicina... Não é sobre Medicina, mas ‘Whiplash – Em busca da perfeição’ é um filme inspirador para fazê-los pensar como a prática leva a perfeição. E não é nada fácil chegar neste nível. O filme conta a história de Andrew Neyman (Miles Teller), um jovem baterista, amante do jazz que quer se
tornar o melhor baterista do mundo. Durante este  percurso, Andrew é aceito em uma das melhores escolas de música que existe e lá conhece aquele que será o mentor e carrasco no caminho para a perfeição, o maestro Terrence Fletcher (interpetrado pelo ator J.K. Simmons). Fletcher considera que talento e dom não fazem um músico de sucesso. Para o maestro, apenas a prática exaustiva é que tornará alguém realmente excepcional no que faz. Durante o caminho para a perfeição haverá muito sofrimento, brigas e sentimento de impotência. Tudo aquilo que os vestibulandos, especialmente os de Medicina, passam no percurso para o vestibular. Além da lição de vida, o filme é sensacional pela trilha sonora selecionada com o melhor do jazz. Não gosta do estilo musical ou não conhece ele? Assistir este filme é a melhor forma de se interessar e se apaixonar por este tipo de música. Prepare uma pipoca para a sessão de cinema que
vai render suor, sangue e muita música.


Espero que tenham gostado, se já assistiram alguns desses filmes que listei. Me conta nos comentários, que eu vou adorar saber a sua opinião.

Beijoss, e até a próxima!

2 comentários:

  1. Dentre esses que você citou eu só conhecia Mãos talentosas, eu te entendo a questão do desânimo para estudar, o cansaço bate e você fica sem vontade de fazer nada. Nada melhor do que assistir um filminho para dar aquele empurrão.

    Blog Covil Dourado | Facebook

    ResponderExcluir
  2. Oi, Alice. Tudo bem?

    Gostei bastante das dicas, não conhecia nenhuma e vou dá uma olhada.
    Sempre preciso de inspiração para estudar :D

    Aproveita e passa por aqui, saiu resumo do mês de julho. E se puder, dá aquela forcinha seguindo de volta! Obrigado.
    Transbordando pelos dedos

    ResponderExcluir

Sou Alice Mendes, tenho 21 primaveras e sou Pernambucana. Aqui você encontra um pouco de tudo que eu mais amo no mundo: livros, seriados, filmes, fotografia e muito mais ;)

Busca

Facebook

Seguidores

Arquivos

Populares

Editoras Parceiras 2019

Tecnologia do Blogger.