Resenha: Só escute, da Sarah Dessen


Oi gente!!

Hoje vim falar de um livro que depois de 2 meses consegui ler! O famoso bloqueio literário tinha me pegado, mas aos poucos vou voltando ao normal.

Só escute é um livro que conheci a partir do projeto que estou participando: Um ano mágico, pelo instagram. Quem quiser acompanhar é só procurar no insta a #umanomagico que encontram rapidinho. O projeto consiste em ler livros que transformem e ajudem ao seu ano ser um ano maravilhoso. Comigo está super ajudando! É um projeto muito massa!! Vamos ao livro?

Autor(a): Sarah Dessen
Editora: Seguinte
Páginas:
Onde encontrar: Saraiva


Sinopse:
Ano passado, Annabel era a típica “garota que tem tudo” — inclusive era esse o papel que interpretava no comercial de uma loja de departamentos da cidade. Este ano, porém, ela é a garota que não tem nada: não tem mais a amizade de Sophie; não tem uma família feliz desde a descoberta do distúrbio alimentar de uma de suas irmãs; e não tem ninguém com quem passar a hora do almoço na escola. Até conhecer Owen Armstrong. Alto, misterioso e obcecado por música, Owen é um garoto que vivia se metendo em brigas, mas agora está tentando mudar. Um de seus novos lemas é sempre falar a verdade, não importa qual seja, e jamais guardar ressentimentos. Será que com a ajuda desse amigo inesperado Annabel vai conseguir encarar a verdade e enfrentar o que aconteceu na noite em que brigou com Sophie?

Bom, Só escute: Um misto de emoções. Esse livro não é um clichê sobre adolescência onde tudo é lindo e perfeito. É um livro sobre como realmente a vida é, fácil ou não temos que seguir. Sarah soube construir seus personagens, eles tem um propósito em todo livro e isso torna a historia muito mais interessante. 

Os primeiros capitulos foram muito arrastados para mim. Acho que por isso demorei tanto pra concluir essa história. O livro aborda questões muito atuais e presentes entre os jovens, além do núcleo familiar não ser tão bem construido assim. Este livro aborda 2 assuntos importantes: distúrbios alimentares e Abuso. Além de ter como centro como as pessoas reagem ou se anulam em situações difíceis.


Não sinta vergonha das músicas que ama.

 Annabele é a caçula da familia. Sua mãe teve uma depressão muito forte por causa da morte de sua mãe e ela acabou voltando todas suas energias para a carreira das filhas.
De inicio a filha do meio: Kirsten vai super bem, mas depois começa a falta de emprego e ela resolve abandonar a carreira para se dedicar aos estudos.
A do meio, e a que Annabele acha mais linda: Whitney, acabou teneo anorexia. Sua carreira acaba e ela tem de voltar para casa dos pais. 

Annabele é a única que continua sendo modelo. Passa um tempo, e ela não vê mais sentido no que faz.  Porém nao tinha forças de abandonar o trabalho por causa de sua mãe.  Ela tinha medo que sua depressão voltasse.  O que  a impulsiona de sair do trabalho foi um fato traumatico que aconteceu com ela. O que moldou sua personalidade dali por diante. 
Por causa desse fato também, ela acaba perdendo uma grande amiga dela. A Sofie. Só que ela fica sozinha quando volta as aulas. Além de se sentir sozinha em casa ela passa a se sentir assim na escola.

 Ela começa uma amizade com o estranho do colégio. O: Owen. Diga-se de passagem meu personagem preferido do livro. Ele é bem diferente de todos, e com a ajuda dele, e da música Annabele consegue superar muitos de seus problemas emocionais.

 Aliás! Eles são bem diferentes. Mas ele é muito IMPORTANTE! Um livro muito sensivel ao mesmo tempo consegue abordar temas tão difíceis. Aprendemos a buscar ajuda. Alem de ter um romance amorzinho; Entendemos que o silêncio fala mais que as palavras. Um livro lindo!! Minha primeira leitura dela, de muitas que virão.  Ameii. 


"– Só escute – li em voz alta.
– É. Não pense ou julgue. Só escute.
– E depois?
– E depois – ele disse – você pode chegar a uma conclusão. É justo, não acha?

Um comentário:

  1. Gostei bastante da resenha, sempre curti esses livros que retratam a adolescência. Parabéns pelo blog!
    Bjos

    falandocomaali.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sou Alice Mendes, tenho 21 primaveras e sou Pernambucana. Aqui você encontra um pouco de tudo que eu mais amo no mundo: livros, seriados, filmes, fotografia e muito mais ;)

Busca

Facebook

Seguidores

Arquivos

Populares

Editoras Parceiras 2019

Tecnologia do Blogger.