5 Livros para quem vai prestar vestibular e concurso

por - maio 19, 2018

Foto: Tumblr

Oi oi gente!


Como vocês já sabem, eu estou estudando muito para tirar uma nota melhor na prova do Enem. E por isso, estou afastada do blog esses dias...
Então, tive a ideia de selecionar alguns livros que estou usando para fazer a prova. Mas que todos podem usar para fazer concursos ou redações futuras na faculdade.

Eu selecionei também um livro pequeno de história, que está repleto de citações e informações que você pode citar na sua redação. Eu tenho alguns dos livros em formato físico e vou trazer um Book Review deles, para vocês saberem cada detalhes das obras.

1. 1001 DICAS DE PORTUGUÊS


1001 dicas de português é um tira-dúvidas prático e acessível para todos que querem respostas rápidas para aqueles “brancos” ou aquelas “pegadinhas” que a língua nos prega. (E sem a enrolação e a seriedade daqueles grandes e complexos compêndios gramaticais cheios de termos difíceis.) Qual a diferença entre “ao invés de” e “em vez de”? E tem diferença entre “aonde” e “onde”, com esse sutil acréscimo de uma vogalzinha? “Água-de-colônia” se escreve com hífen mesmo? Aliás, por que “água-de-colônia” tem esse nome? Para essas e muitas outras questões, o leitor encontrará aqui respostas claras, diretas e divertidas, facilmente encontradas em verbetes organizados em ordem alfabética. E de bônus ganha ainda uma porção de curiosidades sobre a riqueza da nossa língua.

2. Redações para concursos e vestibulares

Escrever uma redação nota 10 dá trabalho. No vestibular, no concurso ou na prova de seleção, só passa quem apresenta texto conciso, objetivo e sedutor. E há mais um detalhe: o tempo é curto; a concorrência, grande; as vagas, poucas. Um bom texto não cai do céu ou salta do inferno. Requer técnica e esforço. Este livro lhe facilita a vida. Apresenta os passos a serem seguidos em 35 lições. No final da obra há exercícios respondidos e comentados que acompanham cada lição. O resultado compensa. Você surpreende o leitor com texto que é puro prazer. Conclusão: uma vaga na universidade é sua. No emprego também.

3. Escrever Melhor. Guia Para Passar os Textos a Limpo

É possível transformar um texto comum numa escrita sedutora, gostosa de se ler? Em Escrever melhor: guia para passar os textos a limpo, Dad Squarisi e Arlete Salvador mostram como estudantes, jornalistas, advogados, executivos e outros profissionais que usam a escrita no dia-a-dia podem melhorar seu texto, tornando-o conciso, objetivo, claro e... sedutor. O livro aponta os defeitos mais comuns - em relatórios, documentos, reportagens, dissertações, teses e petições - e indica como escapar das ciladas da língua portuguesa.

4. História do universo, do Edmac Trigueiro


Este livro conta a História do Universo à luz da Teoria do Big Bang. Quase não existem (se é que existem) livros de história que se proponham a contar a história física do Universo, como e quando ele surgiu, como evoluiu e se estruturou até alcançar a forma com a qual o conhecemos atualmente. Durante muito tempo, esse foi um território exclusivo da religião, depois passou ao domínio da ciência. É chegada a hora da história disputar esse espaço. Percorrendo a lacuna deixada por historiadores, o autor se lança nessa aventura de trazer para o leitor a versão atual e predominante da ciência acerca da história do Universo. Seguindo a trilha dos grandes cientistas, atuais e do passado, o leitor encontrará uma obra de fácil leitura, sem perder o rigor científico que se exige de um texto como esse. Baseado em quatro anos de pesquisas e estudos, o livro ousa adentrar a uma seara antes dominada por físicos e astrônomos, que laboram muitas vezes com uma linguagem hermética, que pode afastar àqueles acostumados a leituras da área das ciências humanas. Mantendo constante diálogo com a ciência e com os seus principais representantes, o autor faz questão de ressaltar, entretanto, que esta é uma obra, sobretudo, de conteúdo histórico.

5. Como Escrever Para o Enem - Roteiro Para Uma Redação Nota 1.000 

Produzir uma redação correta não basta. É preciso escrever de forma adequada, apresentar bem os argumentos e caprichar na coerência para conseguir uma boa pontuação no Enem. É o que esperam fazer os milhões de estudantes que prestam o exame todos os anos. Além de responder às questões de múltipla escolha, os alunos encaram a temida redação. Poucos, porém, conseguem a almejada nota máxima.

Arlete Salvador mostra que por trás do complicado nome “dissertação argumentativa” – exigida na prova – há um caminho possível de se percorrer pelos alunos para alcançar a sonhada redação nota 1.000.


Espero que tenham gostado das dicas, e se quiserem mais dicas assim. Comentem aí em baixo, isso vai me ajudar muito.

Beijoss, e até a próxima!!

PODE SER QUE VOCÊ TAMBÉM GOSTE:

1 Comments

  1. Ótimas dicas, alguns livros não servem apenas para enem, vestibulares e concursos, mas para levar para a vida =D

    ResponderExcluir