Resenha: Quando Escolheram Por Mim, da Lauren Miller [BEDA 22]


Oi oi gente!!
Sabe aquela leitura que tira o seu folego, e te conta histórias que você nunca imaginaria num futuro distópico. 
Quando Escolheram Por Mim, vai nos mostrar que uma vida com tecnologia nem sempre é gratificante. E que as vezes não percebemos nem mesmo algo tão simples, como simplesmente olhar para alguém e não apenas para a tela do celular. 

E se existisse um aplicativo capaz de dizer o que lhe faria feliz? Qual roupa vestir. Com quem sair. Em qual escola estudar. Um aplicativo capaz de tomar todas as decisões que surgissem? E se você nunca precisasse falhar? Ou fazer a escolha errada?

Autora: Lauren Miller
Titulo Original: Free to Fall
Páginas: 384
Editora: Pavana
Ano: 2017
Onde encontrar: Skoob  |  Amazon
Essa é a realidade na qual vive Rory Vaughn, uma jovem de 16 anos com um futuro promissor: ela acabou de ser aceita em uma exigente escola preparatória. Mas tudo está prestes a mudar, pois alguma coisa parece estranha por trás das aparências da escola de elite.É quando Rory começa a se envolver com North, um charmoso garoto morador das redondezas que insiste em não obedecer ao Lux. Logo, Rory passa a não seguir mais os conselhos do aplicativo e a ouvir a temida voz interior que foi ensinada a ignorar – uma escolha que capaz de mudar a maneira como enxerga toda a realidade.
O livro é ambientado no ano de 2032, onde todos são usuários do aplicativo LUX. Um simples (porém, eficiente) aplicativo que da decisões e conselhos para assim você não corre risco de falhar ou tomar a decisão errada.


Quando Escolheram Por Mim, conta a história de Rory Vaughn — mais conhecida como Rory. Ela é uma jovem de dezesseis anos, que acabou de ingressar na academia de elite mais famosa e renomada de todos os tempos — A NovedenRory sempre fez o que LUX aconselhou, mas para se inscrever na seleção da Noveden, ela não pediu conselho ao aplicativo, pois já sabia o resultado... poderia não passar.

Porém, quando recebe a carta de sua mãe (que faleceu após o parto de Rory), ela descobre algo que nunca imaginava, sua mãe também foi para Noveden e durante o período que passou lá, ela entrou em uma Sociedade Secreta. 

Após entrar em Noveden, Rory vai atrás desta tal Sociedade para saber um pouco mais sobre todo esse mistério e o porque de sua mãe ter dado aquela carta, apenas, se ela entrasse na academia.

A nossa protagonista acaba conhecendo North, um jovem que não usa o aplicativo e sempre toma suas próprias decisões, o que pra ela é esquisito porque não tem um ser naquele planeta que não peça ajuda a LUX. Durante o tempo que passa na Noveden, Rory também descobre algo esquisito acontecendo com todos a sua volta, e para isso ela acaba indo a fundo nas histórias que a Sociedade Secreta conta. 

Mas isso não é tudo que vamos encontrar... 
Rory começa a dar ouvidos a "Dúvida", o que é para muitos a sua consciência/intuição falando o que fazer ou o que seguir, e quase sempre indo contra o LUX. Quando se é Adolescente ou Adulto, já não pode mais prestar atenção na "Dúvida" porque ela depois de um certo tempo pode levar a loucura. E você já tem o LUX para te dar conselhos e tomar as decisões mais importantes para você.

Bom, é nesse ponto que a autora prende o leitor na história e só e solta no final da trama, com todos os segredos e mistérios sendo contados aos poucos. E com personagens sendo apresentados de forma dinâmica durante a leitura.


O livro é narrado em primeira pessoa, todo pelo ponto de vista da Rory. E isso me ajudou muito na hora de construir os personagens secundários, já que a autora relatou os detalhes de forma que a gente não esquecesse o que estava acontecendo em volta.

A capa é linda e tem uma diagramação perfeita, que não cansou na hora da leitura. Eu amei essa capa, e por vários momentos antes de começar a leitura, pensei que séria apenas mais uma história de ficção, mas pelo que falei deu para notar que amei o livro.
Quando escolheram por mim nos apresenta uma escrita envolvente, uma narrativa emocionante e cheia de mistérios, vamos conhecer um pouco mais sobre o mundo criado pela Lauren Miller. Esse livro faz a gente mudar opinião entre o certo e o errado, e ainda por cima nos faz refletir sobre todos os esteriótipos que estamos criamos por causa das redes sociais. E não se deixe levar pela capa maravilhosa, pois esse livro vai te surpreender do inicio ao fim. 

Espero que tenham gostado da resenha, e comentem aí em baixo se já ouviram falar dele ou se já leram.

Beijoss, e até a próxima!!

17 comentários:

  1. Fiquei curiosa com essa trama!
    Não conhecia a autora nem a obra, mas sua resenha me deixou curiosa!
    Tem uma pegada distópica/futurista que me agradou bastante!
    Dica super anotada!
    Parabéns pela resenha!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Tenho me surpreendido com as distopias que tem sido lançadas, tudo coisa boa. A trama deste livro é bem inovadora dentro das distopias, ainda mais por esse lado de sociedade secreta. Fiquei curiosa para desvendar esses mistérios a cerca desse mundo tecnológico. Claro que tenho que concordar, a capa está linda e eu já quero ler. Ótima dica.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que história incrível! Faz tempo que não leio distopias, mas preciso voltar a ler urgentemente, começando por essa. Fiquei muito curiosa pra saber mais sobre esse aplicativo.
    Ótima resenha e fotos maravilhosas!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Eu adoro distopias, mas ultimamente estou tentando ler livros do gênero que não sejam tão clichês e esse pareceu um pouco diferente. Vai tratar de algo que poderia acontecer hoje em dia, com os milhares de aplicativos que temos nos celulares e como não conseguimos largar eles... Bem interessante!
    Dica anotada!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nunca antes eu tinha ouvido falar do livro, mas distopias geralmente valem a pena!

    Sinceramente, me dá medo pensar nas tecnologias que surgirão no futuro. As tecnologias dos dias atuais às vezes me assustam e incomodam. Sabe quando você sente falta de respirar ar puro? Que parece que algo está te sufocando? É isso que o bombardeio de informações e as redes sociais me provocam. Não curto, confesso. Hoje em dia é necessário, preciso das redes sociais, pois é mais fácil se comunicar através delas por questões do blog, faculdade, trabalho, amigos, Igreja... Mas eu bem que gostaria que as coisas acontecem num ritmo menos acelerado, que pudéssemos simplesmente "respirar".

    Tenho certeza que esse livro me faria pensar ainda mais nesses assuntos. Eu não quero sequer imaginar um futuro no qual um aplicativo decida tudo por mim. Todos os seres humanos viveriam numa prisão sem nem perceber isso. O que seria trágico.

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Quando eu pensava nesse livro, tinha uma ideia totalmente diferente sobre a história. Achei essa premissa muito intrigante e acho que será uma leitura e tanto, pois acho que deixará o leitor ansioso por saber cada vez mais.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oláa, tudo bem? Que bom que gostou da leitura!!! Li esse livro no ano passado e fiquei meio solitária, pois não via ninguém lendo ou comentando sobre ele. Adorei essa trama! Apesar de ter me irritado com os personagens eu achei a ideia da autora realmente ótima e me senti envolvida do início ao fim.
    Linda resenha! E as fotos ficaram maravilhosas *-*

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Adorei conferir suas impressões sobre a trama e parece realmente ser uma boa história, por misturar alguns elementos que te surpreenderam ao longo da narrativa. Porém o fato de não curtir muito distopias certamente é uma leitura que não vou pegar pra ler.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. Olá! Gostei dessa ideia de crítica ao vicio das redes sociais, tenho que confessar que sou um pouco viciada, é bem difícil ficar sem entrar nelas. Achei a capa linda, e fiquei com uma impressão legal da trama. Parece assim uma distopia futurista onde a tecnologia é predominante em muitos aspectos da vida. Obrigada pela dica!



    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Um livro, pelo visto, diferente dos tipos de distopias que vemos por aqui. Parece bem bacana. Não sei se lerei ainda, talvez espere um pouco, porque estou saturada de distopias, mas gostei muito da ideia desse livro.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  11. Hey!
    Fiquei bem curiosa por essa premissa e como você já deixou claro que a leitura é surpreendente, já anotei a dica aqui.
    Adorei as suas fotos!
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu não conhecia o livor e achei a proposta e o enredo muito original e pertinente. Quero me surpreender também e adorei as fotos que você fez da sua edição.
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá! Tudo bom?

    Ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas também achei a capa linda! Não sou muito de ler livros de ficção, na verdade é algo bem raro, mas esse aparenta ser interessante. Essa do aplicativo escolher as coisas para você foi uma boa jogada. Enfim, adorei a resenha ❤️

    Um beijo

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia o livro, mas confesso que fiquei intrigada. Achei o enredo criativo e original! Imagina se tivéssemos algo do tipo, que nos ajudasse a nunca falhar? E aí tem o contraponto, a tal da dúvida... fiquei curiosa para saber como a autora trabalhou as diferenças entre quem usa o LUX e quem não usa, tipo o North.
    Só não curti a capa, parece capa de YA.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bom?

    A premissa desse livro é interessante e eu fico imaginando se isso realmente não irá acontecer no futuro: deixarmos as "máquinas" decidirem cada passo na nossa vida. Então eu quero muito ver como isso é desenvolvido na história, pois não é algo tão difícil de se acontecer. Além disso, tem uma escrita envolvente, uma narrativa emocionante e cheia de mistérios que eu logo quero descobrir os resultados. Quero muito conhecer esse mundo, então já coloquei o livro na lista de desejados <3

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Oie, que capa linda!
    Amei tudo! O enredo está incrível, amo distopias e acho que será uma leitura mega proveitosa para mim. Espero conseguir ler em breve!!

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bom?
    Se fosse só por essa capa nunca olharia esse livro. Parece uma biografia ><' No entanto, curti muito o enredo! Adorei esse futuro distópico onde aplicativos nos fazem tomar sempre as decisões 'corretas' e já fiquei curiosa para saber em que ponto isso vai dar merda rs Já anotei a sugestão, espero poder ler em breve! ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir



O cheiro de livros me dá as boas-vindas imediatamente e eu me sinto em casa. Pode me chamar de Alice, tenho 22 anos (com carinha de 15). Aqui você vai encontrar de tudo um pouco, porque sou uma estudante de publicidade eclética e hiperativa de 6h às 18h.





Colaborador


Busca

Facebook

Seguidores

Arquivos

Populares

Editoras Parceiras 2019

Tecnologia do Blogger.