Entrevista com Edmac Trigueiro [BEDA 6]

Oi oi gente!!

No post Novidades do blog, eu comentei que fechei parceria com o autor Edmac Trigueiro. Ele é autor de três livros - História do Universo, História da Vida e História do Homem.

Esse livro da foto é o primeiro livro, do autor (e em breve sai resenha dele) e conta com uma história bem legal sobre o surgimento do universo e suas teorias. E para isso, Edmac usa as teorias de filósofos e cientistas para falar sobre os vários temas que encontramos no livro. Mas não pensem que o autor fala tudo isso, e no final a leitura acaba se tornando chato ou muito cansativa. Porque a obra, tem uma narração bem leve e rápida... o autor não fica protelando sobre os assuntos abordados em cada um dos livros.


Este livro conta a História do Universo à luz da Teoria do Big Bang. Quase não existem (se é que existem) livros de história que se proponham a contar a história física do Universo, como e quando ele surgiu, como evoluiu e se estruturou até alcançar a forma com a qual o conhecemos atualmente. Durante muito tempo, esse foi um território exclusivo da religião, depois passou ao domínio da ciência. É chegada a hora da história disputar esse espaço. Percorrendo a lacuna deixada por historiadores, o autor se lança nessa aventura de trazer para o leitor a versão atual e predominante da ciência acerca da história do Universo. Seguindo a trilha dos grandes cientistas, atuais e do passado, o leitor encontrará uma obra de fácil leitura, sem perder o rigor científico que se exige de um texto como esse. Baseado em quatro anos de pesquisas e estudos, o livro ousa adentrar a uma seara antes dominada por físicos e astrônomos, que laboram muitas vezes com uma linguagem hermética, que pode afastar àqueles acostumados a leituras da área das ciências humanas. Mantendo constante diálogo com a ciência e com os seus principais representantes, o autor faz questão de ressaltar, entretanto, que esta é uma obra, sobretudo, de conteúdo histórico.

Onde encontrar: 


História do Universo: Skoob  |  Amazon
História da Vida: Skoob  |  Amazon
História do Homem: Skoob  |  Amazon

Um pouco sobre o autor na foto abaixo...


➳   O que te inspirou a escrever os seus livros "História do Universo e História da Vida"? 

Em 2004, enquanto cursava o mestrado em uma área ligada ao meu trabalho, comecei a estudar história, matéria que sempre me interessou, como hobby, para descansar dos tediosos estudos técnico-dogmáticos! Então, comecei a escrever um livro não concluído sobre o descobrimento do Brasil (até publiquei parte dele como um trabalho parcial , o e-book O Descobrimento do Brasil: a viagem de Pinzón, aí topei na livraria (era meio que rato desse ambiente) com um livro de cosmologia e adorei, então resolvi domesticar o bicho e escrever o primeiro livro - História do Universo! A História da Vida foi porque, além de me ter apaixonado por uma amante, a Biologia Evolucionária, vi que era como se fosse uma continuação da história anterior...  

➳    E o que te fez seguir com a carreira de escritor?

Talvez um ato impensado, loucura quem sabe! Quando comecei não conhecia esse ambiente, achei que era como o ambiente em que eu estava acostumado, o dos concursos públicos, que segue a regra da seleção natural, que é a da sobrevivência dos mais aptos. Aqui, no mercado editorial, segue a regra da seleção artificial, da intervenção artificiosa da mão humana, com todas as suas consequências...

➳    Qual foi o maior desafio que você encontrou na carreira de escritor, até o momento?

É justamente o que estava acabando de comentar, entender que nesse jogo há variáveis importantes que o escritor não controla, como aceitar que fatores externos, como fama, interesse, prestígio, marketing, sejam determinantes na seleção de um texto a ser publicado, independente da qualidade da escrita em si! Também uma certa dificuldade em aceitar que se trabalhe de graça, que não se ganhe pelo que se produz, pela demora, resistência e negativa em se prestar contas aos autores!

➳    Qual das suas obras deu mais trabalho para concluir? 

O primeiro livro - História do Universo. 

➳   Quais são os seus próximos projetos ?  

Como escritor, não sei ainda... Enquanto isso, estou tentando me fazer notar nas redes sociais, através de pequenos vídeos instrutivos e resenhas.

➳   O que você gosta de ler? Indicaria qual livro para seus leitores?

Acho que os leitores brasileiros precisam descobrir o prazer da  leitura dos livros de não ficção, de história, de biografias, de divulgação científica. 

➳   Qual é a sua parte favorita no processo de escrita de um livro?

Escrever pra mim às vezes sai muito naturalmente, às vezes sai sofrido, depende do dia, mas eu gosto muito mais de ler que de escrever, isso é um fato! 

➳   Quem você admira no mundo literário?

Admiro os milhares de escritores brasileiros talentosos que teimam em continuar tentando quando já tiveram todas as manifestações possíveis de que ser escritor no Brasil não tem futuro. Admiro todos aqueles talentosos autores brasileiros que desistiram pelo meio do caminho, que não aguentaram esse mercado injusto do ponto de vista da meritocracia da obra escrita.

➳   Muito obrigada pela entrevista, e lhe desejo todo o sucesso do mundo. Quer deixar um recado para quem ainda não conhece seu livro e para os leitores.

Bom, meus livros são uma tentativa de um resgate de uma disciplina outrora muito importante, a História Natural, que se perdeu pelas especialidades. São livros de divulgação científica destinados ao leitor comum, como eu e você, em que procuro misturar história + ciência para narrar a versão atual e predominante para a origem e evolução do universo, da vida e do homem à luz da ciência.  

Então, é isso gente. Espero que tenham gostado.

Beijoss, e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sou Alice Mendes, tenho 21 primaveras e sou Pernambucana. Aqui você encontra um pouco de tudo que eu mais amo no mundo: livros, seriados, filmes, fotografia e muito mais ;)

Busca

Facebook

Seguidores

Arquivos

Populares

Editoras Parceiras 2019

Tecnologia do Blogger.