Sobre os Romances de Época

Foto: Pinterest

Oi oi gente!!

Se tem um gênero que eu goste mais do que New Adult e Young Adult — é Romance de Época. Para quem não sabe, tem uma grande diferença o gênero Romance de época e Romance Histórico — porém, agora eu só vou falar apenas sobre o que significa Romance de Época. 


O que são?

Romances de Época são histórias de amor, passadas quase sempre na Inglaterra do século XIX. Em geral, temos um casal principal, que vai lutar ao longo do livro contra os obstáculos que impedem sua felicidade — e muitas vezes o principal obstaculo é admitir que se gostam. Em paralelo, temos um universo rico de personagens secundários, que, através de situações típicas, nos ajudam a compreender melhor o ambiente em que os romances se passam.


Quem escreve?

Os Romances de Época são escritos por autoras dos dias de hoje — ou seja, não espere Jane Austen e suas contemporâneas. Com isso, é bastante comum que o cenário e a ambientação sejam muito fiéis aos registros históricos, mas as atitudes e motivações dos personagens sejam típicos dos nossos dias. Assim, as personagens femininas podem ser vistas como "mulheres à frente do seu tempo". São mesmo. E é por isso mesmo que todos nós gostamos tanto delas!

O que acontece?

Muitos protagonistas dos Romances de Época pertencem à aristocracia britânica, que no século XIX obedecia a um conjunto muito rígido de regras e procedimentos. Durante alguns meses dos anos, período conhecido como "temporada", os ricos e os bem-nascidos frequentavam eventos sociais (bailes, jantares, saraus) nos quais o principal objetivo era ver e ser visto. Os Romances de Época retratam bastante essas festas, porque elas a unica oportunidade para que os solteiros se conhecessem. Havia um verdadeiro "mercado" de casamentos, com as famílias disputando acirradamente os bons partidos disponíveis. E coo esses livros são, acima de tudo, romances, há sempre muitas cenas sensuais durante o desenrolar da história.


Como termina?

Sem medo de spoiler, posso garantir: Romances de Época sempre têm um final feliz!


Alguns Romances de Época.

Bom, agora vou deixar vocês com alguns dos livros que mais amo e já li, das autoras mais famosas do gênero. Eu sei que não tem nem a metade dos livros que vocês conhecem, mas eram muitos pra colocar todos aqui. Eu vou fazer um outro post falando dos meus favoritos para vocês.


P.s sei que queriam a sinopse de cada livro, mas para o post não ficar enorme, deixei apenas as capas...

Espero que tenham gostado do post de hoje, e se gostaram comentem aí em baixo um gênero literário que eu possa falar um pouco aqui no blog. Esse texto eu encontrei em um livreto da Editora Arqueiro, e lá no site da editora, vocês podem encontrar mais livros do gênero (link).

Beijoss, e até a próxima!


Um comentário:

  1. Esse é um tipo de gênero que realmente não gosto. Eu não entendo porque ler um gênero que é sempre igual, mudam as capas, nomes e autores, mas as histórias são sempre as mesmas (como deu para notar na postagem). Acho que a graça de ler livros é aprender com eles, e se aprende lendo coisas novas, autores novos, gêneros novos, épocas novas, obras de diversos países, narrativas diferentes, tudo novo. Ler nos possibilita "estar" na Grécia antiga e logo em seguida no velho oeste americano; ler um diário e logo em seguida um poema épico. Seilá, ler esses romances de época em minha opinião, é equivalente a ler um só livro para o resto da vida, é como ler "Orgulho e Preconceito" todos os dias...
    Realmente não faz o meu tipo, mas respeito quem gosta.
    Apesar do que escrevi, gostei da postagem, achei esclarecedora ^-^
    Beijinhos <3

    Toca da Lebre

    ResponderExcluir

Sou Alice Mendes, tenho 21 primaveras e sou Pernambucana. Aqui você encontra um pouco de tudo que eu mais amo no mundo: livros, seriados, filmes, fotografia e muito mais ;)

Busca

Facebook

Seguidores

Arquivos

Populares

Editoras Parceiras 2019

Tecnologia do Blogger.